Aplicativos

Trabalhar como Uber em 2024 compensa?

Trabalhar como Uber em 2024 compensa?

A chegada da Uber ao Brasil em 2014 trouxe consigo o principal aplicativo de mobilidade urbana do país. 

Nos primeiros anos de operação, a empresa atraiu uma grande quantidade de motoristas para sua plataforma, uma vez que os ganhos com as corridas eram considerados vantajosos pela maioria dos profissionais.

Entretanto, ao longo do tempo, a oferta de motoristas aumentou significativamente.

 Além disso, a situação econômica do Brasil se agravou consideravelmente devido à pandemia e a outras medidas adotadas pelo governo.

Diante disso, será que ainda é viável trabalhar como motorista da Uber em 2024?

 Buscando responder a essa pergunta, apresentaremos um artigo completo analisando as vantagens e desvantagens dessa escolha. Confira abaixo!

Vantagens de ser Motorista da Uber em 2024

Uma das principais vantagens de ser motorista da Uber é a flexibilidade na rotina. 

A plataforma não impõe um horário fixo de trabalho, permitindo que as viagens sejam realizadas a qualquer momento.

Por esse motivo, essa característica agrada tanto aqueles que desejam ter mais liberdade em seu dia a dia, quanto aqueles que buscam apenas uma renda extra nos momentos livres, como finais de semana e feriados.

Outra vantagem apontada pelos motoristas é a facilidade em desempenhar a função. 

Embora seja necessário atender a todos os requisitos exigidos pelo aplicativo, como possuir um modelo de carro atual e uma CNH renovada, a dificuldade é consideravelmente menor em comparação com o processo de envio de currículos e participação em diversas entrevistas de emprego.

Assim, a Uber tem se tornado uma oportunidade para muitas pessoas que ficaram desempregadas nos últimos anos e ainda não conseguiram se recolocar no mercado de trabalho.

Além disso, podemos citar como vantagem a possibilidade de ganhar a quantia de dinheiro desejada/conseguir durante o mês. 

Os ganhos na plataforma estão diretamente relacionados ao número de corridas realizadas pelo motorista.

 Portanto, é possível trabalhar por mais horas nos meses com despesas inesperadas ou aumentar a carga de trabalho para alcançar certos objetivos com mais rapidez.

Desvantagens de ser Motorista da Uber em 2024

Considerando a realidade brasileira de 2024, a principal desvantagem de ser motorista da Uber atualmente está relacionada às despesas com o veículo. 

Com o preço da gasolina elevado, os motoristas têm visto seus ganhos reduzirem drasticamente, o que tem levado algumas pessoas a desistirem de trabalhar no aplicativo.

Além do combustível, é preciso levar em conta também a manutenção do carro, como trocas de pneus e reparos eventuais.

 Ao fazer os cálculos e subtrair esses custos, muitos motoristas percebem que é necessário aumentar cada vez mais a carga de trabalho para obter o mesmo lucro do passado.

Uma pesquisa realizada pelo UOL em 2021 mostrou que os motoristas de São Paulo precisavam trabalhar cerca de 60 horas por semana naquela época para obter um lucro de R$3.000,00 por mês. 

Embora os custos na capital paulista sejam mais altos do que em outras cidades, a realidade pode não ser muito diferente em outros locais.

Outra desvantagem está na ausência dos direitos trabalhistas previstos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). 

Como a contratação não ocorre de forma “registrada”, os motoristas da Uber não possuem direito ao décimo terceiro salário, férias remuneradas, seguro-desemprego e nem assistência previdenciária em caso de afastamento.

Podemos mencionar também como desvantagens a ausência de proteção à qual os condutores estão sujeitos, o estresse de dirigir em ruas movimentadas durante os horários de maior tráfego e a sobrecarga de informações provenientes das conversas com os passageiros.

Vale a Pena Ser Motorista da Uber em 2024?

Como visto nos tópicos acima, mesmo diante das dificuldades enfrentadas nos últimos anos, ainda é possível obter lucro trabalhando como motorista da Uber. 

No entanto, será necessário investir algumas horas de trabalho diariamente, inclusive em alguns casos nos finais de semana.

Dessa forma, ser motorista da Uber em 2024 pode ser vantajoso para aqueles que estão desempregados no momento e não encontram uma opção mais interessante no mercado de trabalho.

 Além disso, é uma boa alternativa para aqueles que desejam ser autônomos ou ter a liberdade de escolher os melhores horários de trabalho de acordo com sua rotina.

No entanto, para aqueles que buscam uma renda extra, a plataforma pode não apresentar tantas vantagens. 

Devido aos altos custos de manutenção do veículo, o lucro obtido com corridas realizadas em períodos curtos de tempo pode não compensar todo o esforço envolvido na atividade.

Portanto, é necessário analisar as necessidades individuais e as circunstâncias atuais para determinar se ser motorista da Uber é vantajoso ou não. 

Para aqueles que desejam tornar o Uber uma profissão, recomendamos conferir nossas matérias com dicas financeiras para autônomos, onde oferecemos várias sugestões para evitar problemas econômicos em situações imprevistas.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.