Negócios

Esqueci meu CNPJ: como saber o número dele através do CPF

Esqueci meu CNPJ: como saber o número dele através do CPF

Esqueci o meu CNPJ, como saber? Essa é uma das dúvidas mais comuns entre aqueles que esqueceram qual o número de seus CNPJ. Porém, nem tudo está perdido, pois há algumas maneira simples e fáceis de saber qual a numeração.

Caso você também esteja passando por essa mesma situação e não sabe como prosseguir, então basta continuar com a leitura desse conteúdo para descobrir o que fazer!

Como Saber O Número Do Meu CNPJ Que Esqueci?

Como Saber O Número Do Meu CNPJ Que Esqueci

Assim como o CPF serve para identificar pessoas físicas, o CNPJ é um documento que serve para identificar as empresas. O Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas é um número essencial para todas as empresas exercerem suas atividades.

Em outras palavras, uma empresa precisa de um CNPJ para começar a funcionar de forma correta e de acordo com a lei. Do mesmo modo que uma pessoa física precisa de seus documentos pessoais, como RG e CPF, para exercer sua cidadania.

Sendo assim, o CNPJ é o responsável por oficializar e legalizar uma empresa, permitindo assim que ela possa começar a atuar. Além de outras funções, incluindo a emissão de notas fiscais e contratação de funcionários.

No documento consta todos os dados cadastrados da empresa, como por exemplo:

  • Data de abertura;
  • Nome empresarial;
  • Número de inscrição;
  • Nome fantasia;
  • Descrição das atividades econômicas;
  • Natureza jurídica;
  • Contato;
  • Endereço;
  • Entre várias outras informações.

Além disso, muitas pessoas ainda não sabem, mas o CNPJ não é essencial somente para empresas. Associações, sindicatos de trabalhadores, templos religiosos e quaisquer partidos políticos também são obrigados a ter um CNPJ.

Então, já é possível imaginar qual a importância do CNPJ para uma empresa, certo? Caso você tenha esquecido qual o CNPJ da sua empresa, então não há com o que se preocupar!

No próprio site oficial da Receita Federal, qualquer pessoa pode acessar o CNPJ de alguma empresa, para assim verificar qual a sua situação cadastral. Tudo isso é feito de forma gratuita, mas também há outras soluções, quais você pode conferir logo abaixo!

1. Acesse o site da Junta Comercial do seu estado:

Para saber qual o CNPJ da sua empresa, um dos meios é acessando o site da Junta Comercial do seu estado, seguindo os passos a seguir:

  • Faça o seu cadastro no site e depois entre com o seu CPF e senha que cadastrou;
  • Entre na área de pesquisa do site e clique em “pesquisa avançada”;
  • Insira o nome datando da sua empresa e digite o código se segurança que será exibido;
  • Por fim, basta procurar a sua empresa entre os resultados e clicar sobre o nome;
  • Dessa forma, será exibido alguns dados sobre a empresa, incluindo o CNPJ.

2. Acesse o Portal MEI para saber o CNPJ que esqueceu:

Se por acaso você for um microempreendedor individual (MEI), então saiba que você também poderá consultar o CNPJ de sua empresa de um jeito bem simples e prático.

  • Primeiramente, acesse o Portal MEI e selecione a opção “Serviços”;
  • Você deverá preencher os campos solicitados com algumas informações pessoais, incluindo a data de nascimento e CPF;
  • Por fim, insira os caracteres de segurança e clique em “avançar”;
  • Logo será exibido algumas informações referentes a sua empresa, incluindo a situação atual e o número do CNPJ;
  • E, além disso, através desse site, o MEI também em poderá fazer emissão e pagamento das contribuições mensais, entre outras funções.

3. Esqueci meu CNPJ, tem como saber pelo CPF?

Não há como saber qual é o CNPJ de uma empresa apenas com o número do CPF, mesmo você sendo o dono. Essa é uma medida de segurança para proteger os seus dados, pois outras informações pessoais também são vinculadas ao CNPJ.

4. Veja como consultar CNPJ:

Para consultar o CNPJ de uma empresa, você pode fazer uma pesquisa no Google. Esse processo é bem simples e fácil de consultar qualquer CNPJ, seja o seu ou de outras pessoas.

Mas, caso você queira descobrir qual o CNPJ de uma empresa, basta digitar o nome da empresa ou então o nome completo do dono da empresa, junto com a cidade. Ao clicar em pesquisar, será exibido uma seria de resultados referentes as informações.

Por outro lado, se você sabe qual o número de CNPJ da empresa, então a pesquisa torna-se ainda mais fácil. Além disso, a consulta também é muito mais eficaz, pois tudo é feito através do site oficial da Receita Federal, confira a seguir os passos:

  • Entre na página de Consulta de CNPJ no site da Receita Federal;
  • Em seguida, preencha os campos necessários com as informações solicitadas;
  • Insira o número do seu CNPJ e clique em “Não sou um robô”;
  • Por fim, basta selecionar a opção “consultar” e pronto, você poderá verificar todas as informações sobre o seu CNPJ.

5. Para que serve o CNPJ?

Como dito logo no início desse conteúdo, o CNPJ possui o objetivo de tornar uma empresa reconhecida de modo formal. Ou seja, nada mais é que um documento cujo principal intuito é servir para a prestação de conta e regularização de empresas e outras associações.

Dessa forma, a Receita Federal poderá identificar com mais facilidade o pagamento dos tributos necessários, além de permitir que a empresa emita notas fiscais, contrate funcionários formalmente, entre várias outras coisas.

Logo, o CNPJ é essencial para uma série de processos e para manter a empresa funcionando corretamente. O documento é obrigatório para qualquer empresa e, também, funciona como uma vantagem.

Afinal, a partir do CNPJ, o empresário passa a ter o direito de administrar a sua empresa da melhor forma e de acordo com a lei, evitando assim vários problemas.

Conclusão

Conclusão

Esqueci meu CNPJ, como saber? Essa é uma dúvida mais comum do que muitas pessoas imaginam. Mas, como você pôde ver ao longo desse conteúdo, não é muito difícil saber qual é o seu CNPJ, basta seguir todas as dicas corretamente.

Por fim, o que você achou desse conteúdo? Foi útil para você? Ainda possui alguma dúvida em relação ao conteúdo? Gostaria de acrescentar a sua opinião? Então, não esqueça de deixar o seu comentário!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.