Aplicativos

Como desbloquear Cartão Cidadão? PASSO A PASSO

Como desbloquear Cartão Cidadão? PASSO A PASSO

Frente ao atual cenário onde muitas pessoas estão tendo problemas financeiros, a procura para desbloquear o Cartão Cidadão aumentou significativamente. Muitos, inclusive, já foram atrás do que é preciso para receber esse benefício.

Desse modo, é essencial saber como desbloquear, consultar o seu saldo e quais as vantagens do cartão. Caso você tenha ficado curioso para saber um pouco mais, então basta continuar lendo esse conteúdo!

Cartão Cidadão: O Que É e Para Que Serve?

Cartão Cidadão O Que É e Para Que Serve

De forma básica, o Cartão Cidadão é gerenciado pela Caixa Econômica Federal para os trabalhadores brasileiros que são contratados sob o regime CLT. Ou seja, todos aqueles que trabalham com carteira assinada têm direito ao Cartão.

Esse Cartão é magnético e possibilita que o usuário possa consultar e sacar os seus benefícios trabalhistas e sociais, entre outras funções. Desse modo, o Cartão também é chamado de “Cartão do FGTS”, “Cartão do seguro desemprego”, e outros nomes.

Algumas pessoas que estão desempregadas, geralmente, usam o Cartão somente para sacar os benefícios do Bolsa Família. No entanto, em qualquer caso, para obter o cartão é preciso solicitar em alguma agência Caixa e ele será enviado para o endereço.

Caso você tenha direito ao Cartão, então o receberá em sua casa. Contudo, o Cartão Cidadão sempre vem bloqueado e para começar a usá-lo, é preciso desbloquear, veja como fazer isso logo abaixo!

1. Como fazer para desbloquear e começar a usar o Cartão Cidadão?:

Assim que receber o seu Cartão Cidadão em casa, é preciso realizar o seu desbloqueio. Isso porque, como alguns atendimentos e saques que dependem do Cartão Cidadão e possuem prazos, então desbloquear logo já agiliza o recebimento dos benefícios.

Além disso, também é importante para evitar uma série de transtornos e para saber se o Cartão está funcionando corretamente. Sendo assim, para desbloquear o Cartão é, na verdade, muito simples e prático.

  • Tudo o que você precisa é ligar para o atendimento da Caixa através do telefone 0800 726 0207;
  • Ao ouvir o menu de opções, selecione “desbloqueio do Cartão Cidadão”;
  • Logo em seguida, o atendente fará algumas perguntas para confirmar a sua identidade, basta fornecer os dados solicitados;
  • Caso esteja tudo de acordo, então o seu Cartão Cidadão será desbloqueado e você já poderá começar a usá-lo no dia seguinte.

Evite deixar para desbloquear o Cartão de última hora ou só quando precisar dos benefícios. Pois, como dito antes, a maioria dos saques só podem ser feitos através do Cartão Cidadão e eles ainda possuem um prazo para sacar.

Se você não sacar o benefício dentro do prazo, então é bem provável que você tenha que lidar com muitas dores de cabeça, além da possibilidade de perder alguns benefícios. Portanto, não esqueça de desbloquear o Cartão assim que o receber.

Como você pôde ver, esse processo é bem simples e rápido, não leva nem 30 minutos e você já poderá começar a usar o cartão quando quiser. Também é recomendado ir algum caixa eletrônico da Caixa para testar o cartão.

Isso porque, é comum que aconteça alguns problemas técnicos com o seu Cartão. Por isso é importante fazer um teste para conferir se funciona normalmente e evitar assim eventualidades nada agradáveis.

2. Conheça os benefícios do Cartão Cidadão:

O Cartão Cidadão possui varias semelhanças com um cartão de banco comum. Permitindo que você faça consultas e possa sacar os seus benefícios trabalhistas ou sociais.

É comum que muitas pessoas ainda não saibam quais são os principais benefícios do Cartão Cidadão. Bem, entre os principais benefícios e auxílios que o Cartão Cidadão dá Caixa disponibiliza, estão:

  • Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS);
  • Seguro-desemprego;
  • Bolsa Família (apenas em alguns casos);
  • Abono Salarial (PIS/PASEP);
  • Benefícios regionais;
  • Entre outros.

No entanto, é válido ressaltar que esse somente as pessoas que recebem algum benefício social ou trabalhista pela Caixa e não tem uma conta nesse banco. Além disso, trabalhadores que atuam com carteira assinada também têm direito.

Isso porque, esses que trabalham sob o regime da CLT podem ter direito ao:

  • FGTS provisionado;
  • Rendimentos do PIS;
  • Abono Salarial;
  • Parcela do Seguro-Desemprego para receber.

Também é importante ficar atento, pois como mencionado, aqueles que já possuem uma conta na Caixa, não é necessário solicitar o Cartão. Isso porque, ele é exclusivamente para aqueles que não são correntista desse banco.

3. Veja como fazer o Cartão Cidadão:

A Caixa Econômica Federal é a responsável por emitir o Cartão Cidadão. Se você tem direito ao Cartão, mas até agora não o recebeu, então saiba que você pode solicitar o Cartão Cidadão por diferentes meios, quais veremos logo abaixo!

Por telefone

Para solicitar o seu Cartão Cidadão por telefone, basta ligar para a Central de atendimento no número 0800 726 0207. Você deverá informar qual é o seu número de CPF, RG, título de eleitor e carteira de trabalho.

Agência Caixa

Outra opção é indo diretamente em alguma agência da Caixa e solicitar o seu Cartão Cidadão. Não esqueça de levar consigo alguma documentos como o RG, CPF e comprovante de residência.

4. Descubra como consultar seu saldo:

Agora que você já sabe como solicitar o seu Cartão Cidadão e como desbloquear, é importante também saber como consultar o seu saldo. Esse serviço pode ser feito através da internet, tanto no computador quanto celular, basta seguir esses passos:

  • Acesse o site oficial da Caixa e procure a aba “Cartão Cidadão”;
  • Informe o número do seu CPF ou PIS;
  • Selecione a opção “Cadastramento de senha Internet”;
  • Clique na opção “Aceito” e permita que enviem um e-mail para você;
  • Então, você deverá ir até a caixa de entrada ou na caixa de spam do seu e-mail e abra o link enviado;
  • Por fim, clique no endereço para confirmar e crie uma senha de acesso para você;
  • Volte então para a página inicial e utilize o seu CPF ou NIS com a senha que criou para poder consultar o saldo do seu Cartão Cidadão.

Conclusão

Conclusão

Desbloquear o Cartão Cidadão é necessário para receber os benefícios que tem direito. Como você pôde ver ao longo desse conteúdo, esse processo é simples e rápido, só seguir os passos indicados e você já poderá usar o seu cartão.

Por fim, o que você achou desse conteúdo? Foi útil para você? Ainda possui alguma dúvida a respeito? Deixe então o seu comentário!

Confira também nosso conteúdo sobre: “Como baixar aplicativo Caixa Tem para receber Auxílio Emergencial”.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.