Dicas

Como consultar pontos da CNH: cheque sua pontuação de forma simples

Como consultar pontos da CNH: cheque sua pontuação de forma simples

Consultar pontos da CNH é essencial para que você cheque sua pontuação de um modo bem simples e prático. Afinal, tendo conhecimento de quantos pontos você possui em sua CNH é necessário para você ficar atento e evitar novas multas.

Portanto, caso você tenha ficado interessado em saber como você pode consultar os pontos da sua carteira de motorista pela internet, então basta continuar com a leitura desse conteúdo!

Saiba Como Consultar Pontos Da CNH E Cheque Sua Pontuação?

Saiba Como Consultar Pontos Da CNH E Cheque Sua Pontuação

Você deixou o seu carro estacionado onde não podia? Avançou um sinal vermelho? Recebeu uma multa por excesso de velocidade? Esqueceu de usar o cinto ou foi pego sem a sua carteira de motorista? São muitos os motivos que podem levar o motorista a receber uma multa de trânsito e pontos na CNH.

Às vezes, pode ser ate mesmo que o motorista não se lembre de quantos pontos já tem. Por isso, é sempre bom ficar de olho nessas pontuações para não correr o risco de ter a sua carteira de motorista apreendida.

Hoje em dia tornou-se muito mais fácil para você checar essa informação. Ao contrário de um tempo não tão antigo, quando era necessário ir até ao Detran ou então pedir para um contrabandista verificar essa informação para você.

Graças a Internet e suas inúmeras funcionalidades, com apenas alguns cliques, você já poderá conferir quantos pontos tem em sua carteira. O melhor de tudo é que você não precisa pagar um centavo por esse serviço que fica disponível 24h por dia.

Embora muitas pessoas ainda não saibam, consultar os pontos da CNH é muito simples e fácil. Sendo assim, essa informação é crucial para administrar melhor a sua carteira, evitando assim futuros problemas e surpresas desagradáveis.

Basta acessar o site do Detran – órgão federal responsável por fiscalizar o trânsito e aplicar multas –, e você poderá saber quantos pontos tem. Todos os motoristas podem acessar o site do estado onde sua CNH foi emitida para checar os seus pontos.

Desse modo, o procedimento é bem prático, sendo necessário tanto para os motoristas mais experientes quanto os mais novos. Afinal, a possibilidade do condutor checar a sua carteira é bem útil para acompanhar quantos pontos já tem acumulado.

1. Acesse o site do Detran para consultar os pontos de sua CNH:

Consultar periodicamente os seus pontos na CNH é uma ótima forma de se prevenir e evitar certas situações nada agradáveis. Como por exemplo, multas vencidas ou a suspensão da sua carta de motorista.

Para fazer isso, basta acessar o portal do Detran de registro do veículo. Além disso, pode ser feito tanto pelo app da Carteira Digital de Trânsito quanto por despachantes que disponibilizam esse tipo de serviço.

Essa tecnologia surgiu recentemente com o intuito de facilitar a vida dos condutores de veículo. Em principal aqueles que passam muito tempo dirigindo nas estradas e, como consequência, podem sofrer com mais multas.

Portanto, para consultar pontos da CNH, você deverá entrar no portal online do Detran de sua região.

2. Consulte a sua certidão:

É só clicar em uma dessas regiões onde você mora, para ser redirecionado até o site. Então,  selecione a opção “CNH – Habilitação”, localizado na barra de menu. Logo em seguida, clique em “Pontos na CNH – consulta e certidão”.

Feito isso, imediatamente irá aparecer o número de pontos que você possui em uma CNH, além de outras informações, como por exemplo:

  • Placa do veículo;
  • Motivo da infração;
  • Data, hora e local do ocorrido;
  • Pontos na sua carteira;
  • Entre outros tipos de informações.

Mas, é válido ressaltar que para ter acesso aos serviços disponíveis no site do Detran, primeiro você precisa fazer o seu cadastro, caso ainda não tenha. E, além disso, todos os pontos se expiram após 12 meses.

3. CNH digital

Hoje em dia existe a CNH digital, e todos os motoristas que já habilitaram a sua CNH através do app oficial do Governo, também podem checar sua pontuação. Sem dúvida, a CNH digital oferece uma série de benefícios e vantagens para o motorista.

Sendo assim, caso você ainda não saiba como funciona, vale a pena informar-se melhor sobre o assunto. Assim como a carteira de trabalho digital, esse formato da CNH tem como principal função facilitar o dia a dia dos motoristas.

4. Nova lei da CNH

A partir de Abril desse ano, algumas leis do Código de Trânsito Brasileiro relacionadas a CNH, sofreram alguns reajustes. Uma das mudanças é que até ano passado a renovação da carteira para condutores a partir de 65 anos era a cada 3 anos.

Com a nova lei, os condutores com 70 anos ou mais são aqueles que deverão renovar a carteira a cada 3 anos. Além disso, a quantidade de pontos que perde na CNH também passou por alguns reajustes.

  • Aqueles que tiverem duas infrações gravíssimas em 12 meses, sofre 20 pontos;
  • 30 pontos para os condutores que cometerem alguma infração gravíssima;
  • E 40 pontos para quem tiver duas infrações gravíssimas em 12 meses.

No entanto, para um condutores profissional, sua CNH será suspensa apenas com 40 pontos, não importando a natureza de sua infração. Ou seja, essa regra é válida para os motoristas de ônibus e caminhões, taxistas e motoristas de app.

Conclusão

Conclusão

Sendo assim, agora você já sabe como consultar pontos da sua CNH para que cheque sua pontuação sem precisar sair de casa. Basta acessar o site do Detran da região onde mora e seguir os passo, para ficar por dentro e evitar certas situações prejudiciais.

Como você pôde ver nesse conteúdo, o processo é bem simples e rápido. Mas isso não quer dizer que você não deva tomar cuidado ao dirigir, é importante seguir todas as leis de trânsito para a sua segurança e de outras pessoas!

Por fim, caso você ainda tenha alguma dúvida sobre esse conteúdo ou queira compartilhar a sua opinião conosco, então não esqueça de deixar o seu comentário!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.