Dicas

Descubra como consultar PIS PASEP 2021 de forma simples

Descubra como consultar PIS PASEP 2021 de forma simples

Saber como consultar o PIS e PASEP em 2021 é importante, pois esse é um direito concedido a todos os trabalhadores brasileiros. Porém, é normal que muitos ainda não saibam como consultar da forma correta ou possua outros tipos de dúvidas sobre.

Sendo assim, caso você se encaixe dentro desse grupo de pessoas que não sabem como consultar, mas tem o interesse em descobrir, basta apenas continuar com a leitura desse conteúdo!

Como Consultar PIS e PASEP Em 2021?

Como Consultar PIS e PASEP Em 2021

De modo geral, o PIS/PASEP é popularmente conhecido como um direito que todo os trabalhadores do Brasil possuem. Desse modo, trata-se de todas as contribuições sociais do trabalhador que são recolhidas pela empresa onde trabalha.

Todas essas contribuições são, então, transformadas em diversos benefícios fornecidos ao trabalhador, seja ele de um setor privado ou do setor público. Certamente, um desses benefícios mais procurados é o abono salarial.

Isso porque, o abandono serve como um auxílio para o trabalhador que atua sob o regime da CLT e se encaixa dentro dos termos do PIS. O que muitas pessoas se confundem, no entanto, é quanto as siglas PIS e PASEP.

Embora muitos pensem que são iguais, elas possuem significados diferentes. PIS significa Programa de Integração Social, enquanto PASEP significa Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público.

Em outras palavras, o PIS e o PASEP são dois diferentes programas, porém, ambos funcionam de modo semelhante. A diferença é que o PIS funciona para os funcionários do setor privado, ao passo que o PASEP funciona para os funcionários do setor público.

Além disso, a Caixa Econômica Federal é a responsável por operar o PIS e o Banco do Brasil opera o PASEP.

1. Saiba quem tem direito ao PIS/PASEP:

Como dito antes, todos os trabalhadores que prestam os seus serviços com carteira assinada têm direito ao PIS/PASEP. A inscrição é feita automaticamente pela CLT e as suas contribuições são feitas por meio do Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal.

Anualmente, através de programas o governo faz a distribuição de partes do fundo para os trabalhadores, em forma de abono salarial. Para saber se você tem direito ao saque do abono do PIS ou PASEP, veja a seguir se você se enquadra nesses requisitos:

  • Receber menos de dois salários mínimos;
  • Ter a carteira assinada por cinco anos ou mais;
  • Ter a carteira registrada por 30 dias seguidos, ao menos;
  • É necessário que esteja informado no Relatório Anual de Informações Sociais (RAIS).

2. Aprenda a consultar PIS/PASEP em 2021:

Segundo o próprio governo, todos aqueles que possuem dinheiro no fundo PIS ou PASEP, estão aptos a receber os recursos. Ainda não foi divulgado, porém, qual será a data do começo a liberação desses recursos.

Até então, só podia fazer saque de todo o dinheiro do fundo, aqueles trabalhadores que se enquadrassem dentro de certos requisitos. Como por exemplo, quem tivesse 60 anos, no mínimo, ou então ser aposentado.

Contudo, as pessoas que possuem direito ao fundo do PIS ou PASEP, são aqueles que trabalharam CLT entre 1971 a 1988, e não puderam sacar os recursos. Portanto, confira logo abaixo como consultar PIS/PASEP em 2021 e saber se você tem algum saldo!

Como consultar PASEP

Para os funcionários públicos consultar o seu saldo, é preciso seguir esses passos:

  • Entre no site do Banco do Brasil e informe qual é o seu número de inscrição no PASEP, data de nascimento e CPF;
  • Ou então, ligue para um desses números: 4004 0001 (para as capitais) e 0800 729 0001 (para as outras localidades), fique com o o seu número de inscrição do PASEP e CPF por perto, pois será preciso informá-los, além da data de nascimento;
  • A última opção é ir até uma agência do Banco do Brasil, levando consigo algum documento de identidade com foto e o seu CPF.

Como consultar PIS

Já para os empregados de empresas do setor privado, é possível consultar o PIS das seguintes formas:

  • Acesse o site oficial da Caixa Econômica Federal e informe o seu CPF ou então o número do PIS, além da sua senha de cadastro;
  • Baixe o app Caixa Trabalhador, disponível para o sistema Android e iOS. Então, basta tocar em “informações Cotas do PIS”, insira o seu CPF, data de nascimento e uma senha;
  • Você também poderá ir até um autoatendimento, basta levar o seu cartão cidadão;
  • E, por último, você tem a opção de consultar através do Internet Banking, na seção “serviços ao cidadão”, caso seja um correntista da Caixa.

3. Confira o Calendário PIS/PASEP de 2021

Para saber quando você já poderá receber o seu PIS/PASEP, segundo o calendário oficial da Caixa Econômica Federal em 2021, é só conferir logo a seguir, de acordo com o seu mês de nascimento.

O calendário anual é definido pelo CODEFAT, e é pago o abono salarial de, no máximo, dois salários mínimos. Esse benefícios é pago para os trabalhadores que se encaixam dentro dos requisitos.

Mês do nascimento:Data de recebimento:
Janeiro e Fevereiro19/01/2021
Março e Abril11/02/2021
Maio17/03/2021

4. Veja quando deve receberPIS/PASEP

Portanto, para saber se você tem algum saldo a receber do PIS ou PASEP, é preciso consultar na Internet, como mostrado nesse conteúdo. Para consultar o seu PIS ou PASEP, é muito simples e prático, não levando mais do que 30 minutos.

Além do saldo, você também pode conferir quando irá receber o dinheiro. Tudo isso ŕ feito através da internet com apenas alguns cliques.

Conclusão

Conclusão

Sendo assim, agora você já sabe como consultar o seu PIS ou PASEP em 2021, basta seguir as dicas que mencionamos nesse conteúdo. Como já mencionamos, esse processo é bem rápido e prático.

Saber como fazer essa consulta é importante para aqueles que irão receber o benefício, pois é possível saber quanto e quando irá receber. Tudo isso sem precisar sair de casa, caso não queira!

Por fim, o que você achou desse conteúdo? Foi útil para você? Ainda possui alguma dúvida a respeito? Então não esqueça de deixar o seu comentário!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.