Como identificar um maçom?

Aposto que, alguma vez, você já ouviu falar da maçonaria. Uma religião tão misteriosa, que acaba despertando a curiosidade de muitas pessoas. Talvez você esteja atrás de saber como identificar um maçom e é isso que vamos ver aqui.
Entretanto, nós não tivemos acesso direto a um grupo maçônico. Tudo o que colocamos aqui é fruto de pesquisa em sites confiáveis.
Com isso, a maçonaria pode ser bem diferente do que falaremos por aqui. Afinal, segredo e discrição são uma das principais características do grupo.
Sendo assim, antes de vermos como identificar um maçon, é muito importante te mostrarmos o que é a maçonaria em si.
Dessa forma, podemos então ter uma visão um pouco mais clara do assunto.
O que é maçonaria?
A maçonaria é um grupo de pessoas secreto, no qual os ritos e valores são partilhados dentro daquele lugar apenas. Daí vem o grande mistério da maçonaria. Afinal, só quem está dentro pode saber o que acontece nos encontros.
Segundo a GOB (Grande Oriente do Brasil), a maçonaria é uma instituição filosófica, educativa, filantrópica e progressista. Além disso, segundo o site do grupo, eles colocam que a maçonaria é de cunho religioso.
Logo, podemos colocar que a maçonaria é sim uma religião. Se você quiser saber um pouco mais sobre o grupo, aconselhamos que acesse o site oficial da GOB. Para isso, clique aqui e conheça um pouco mais sobre a maçonaria.
Lembrando que este é um dos diversos grupos que existem no Brasil e no mundo. Dessa forma, fica até mesmo difícil identificar diferentes vertentes e crenças, e se é que elas existem. Afinal, tudo ainda é muito secreto e os grupos são extremamente unidos.
Os maçons se reúnem em um espaço próprio, as lojas, oficinas ou ateliês, como são chamados. Nesses templos maçônicos, o acesso é limitado apenas para os integrantes do grupo ou pessoas convidadas.
Mas, o que a maçonaria coloca como valores?
Quais são os valores da maçonaria?
Os valores principais da maçonaria são: Liberdade, Igualdade e Fraternidade. Talvez você conheça isso em algum lugar. Afinal, são os valores que deram base para a famosa Revolução Francesa.
Além disso, dentro da maçonaria, é muito forte a questão do estudo. É encorajado o aperfeiçoamento intelectual dos membros. Dessa forma, é outra base conhecida dessa religião.
Assim, agora que você sabe o que é a maçonaria e tem uma base sobre o assunto, vamos para outro. Como será que se identifica um maçom? Bom, é isso que veremos agora.
Como saber se uma pessoa faz parte da maçonaria?
Existem alguns sinais que podem identificar maçons. Entretanto, como falamos anteriormente, existem diversos grupos da religião.
Com isso, os cumprimentos, ritos e símbolos podem mudar. Mas, esses que falaremos aqui são os mais comuns.
Aperto de mão único
Um dos principais sinais, de como identificar um maçom, é pelo aperto de mão característico.
Muitos se cumprimentam com um aperto de mão específico. O mais comum é apertar os pulsos da outra pessoa, onde o dedo indicador está afastado dos demais.
Sendo assim, se vir duas pessoas se cumprimentando assim, pode ser um sinal.
Assinatura maçônica
Outro sinal de como identificar um maçom é por sua assinatura.
Geralmente, pessoas da maçonaria assinam documentos com um símbolo muito específico, junto à sua assinatura normal. Muitos se utilizam da letra Delta, de três pontinhos ou dos dois símbolos juntos.
Símbolos maçônicos
Você também pode identificar um símbolo muito característico em algo da pessoa.
Como falamos anteriormente, os símbolos são diversos. Inclusive, o que falamos da assinatura é um deles.
Mas, o mais famoso, é o esquadro e o compasso com a letra G no meio. Esse pode ser um símbolo que a pessoa utiliza em espaços físicos, como escritórios ou em joias pessoais.
Seja o primeiro a comentar!