Dicas Tecnologia

Como descobrir CPF pelo RG pelo site da Receita Federal?

Como descobrir CPF pelo RG pelo site da Receita Federal?

Muitas pessoas ainda não sabem, mas tem como descobrir rir o CPF pelo RG através do site da Receita Federal. A melhor parte disso tudo, é que o processo é bem simples e não leva mais do que apenas alguns minutos para concluir.

Portanto, caso você tenha interesse em saber como fazer isso, então não perca esse conteúdo, pois iremos mostrar a você um passo a passo prático e rápido!

Confira agora como descobrir CPF pelo RG no site da Receita Federal. Além disso, descubra se existe aplicativo para descobrir CPF, veja como descobrir CPF pelo CNPJ, e muito mais conteúdo interessante.

Como Descobrir CPF Pelo RG?

Como Descobrir CPF Pelo RG

O CPF é, de forma básica, é a sigla de Cadastro de Pessoa Física e trata-se de um número de registro que a Receita Federal no Brasil mantém. Além do próprio RG, o CPF também é um dos documentos mais importantes e exigidos para uma série de funções, incluindo:

  • Identificar contribuintes do Imposto de Renda;
  • Abrir contas em bancos;
  • Fazer compras;
  • Entre outras coisas.

Esse é um documento pessoal e intransferível, sendo que todas as pessoas, não importa a idade ou nacionalidade, podem inscrever-se para obter o CPF. Sendo assim, é essencial que a pessoa esteja sempre com o seu CPF por perto.

1. Descobrindo o CPF através do RG:

Hoje em dia, a grande maioria dos documentos de identidade, como o RG, por exemplo, já vem com o número de CPF junto. Portanto, caso o seu RG esteja atualizado, para saber qual o número do CPF, basta olhar nesse documento

O número se encontra no verso da carteira de identidade, junto com todas as outras informações sobre você.

2. Vá até uma unidade de atendimento da Receita Federal:

Caso não conste em seu RG o número do CPF, então uma outra opção para você é ir até uma unidade de atendimento da Receita Federal. Mas, antes de ir, você pode acessar o site oficial da RF para consultar qual é o endereço da unidade mais próxima de sua região.

Além disso, não esqueça de levar o seu RG ou algum outro documento de identidade com foto, pois é preciso confirmar a sua identidade para ser atendido. O documento com foto é uma medida de segurança para comprovar que você é o dono do CPF.

Isso evita que as pessoas compartilhem suas informações pessoais. E, consequentemente, você seja uma vítima de fraude.

Então, basta informar que você perdeu o seu número de CPF e deseja uma segunda via. Feito isso, será emitido uma segunda via do documento para você, que não leva mais do que 30 minutos.

Por fim, não esqueça de manter o CPF em um local seguro, para não perdê-lo novamente. Apesar de não ser tão requerido quanto o próprio RG, em determinadas situações o CPF é importante, por isso guarde-o bem.

Uma forma de manter o seu CPF sempre em mãos e com segurança, é pedindo para inseri-lo em seu RG. Para fazer isso, você terá que solicitar uma segunda via do RG e pedir para que o seu CPF seja colocado junto.

Sendo assim, mesmo que você esqueça o número do seu CPF, ele ainda estará em seu RG, o que facilita bastante durante o dia a dia. Além de diminuir as chances de perdê-lo ou esquecê-lo eventualmente.

3. Como descobrir CPF por aplicativo:

Não existe nenhum aplicativo capaz de descobrir o número de CPF de uma pessoa. Para descobrir o CPF de alguém, só é possível por meio da Receita Federal, então não confie em sites ou apps que prometem descobrir o CPF de alguém.

Mas, caso você queira tentar descobrir qual o CPF de outra pessoa, você pode tentar procurar no Google o nome completo dela, junto com a cidade onde mora. Dessa forma, há chances de encontrar alguma informação referente ao CPF, mas não é certo que vá funcionar.

Como dito antes, a única maneira de consultar o CPF é indo até a Receita Federal e, para isso, é necessário que a pessoa leve o RG junto ou outro documento de identificação.

4. Descobrir CPF pelo nome e data de nascimento:

Também não há como descobrir o CPF de uma pessoa somente com o seu nome e data de nascimento. O máximo que você pode fazer é pesquisar no Google o nome da pessoa junto com sua cidade, talvez você encontre algo, mas não é garantido.

5. Descobrir CPF pelo CNPJ:

Caso você queira saber quem são os donos de uma determinada empresa, ou então saber qual é o CPF dos donos, então saiba que esse processo é bem simples e rápido de ser feito. Veja a seguir quais são os passos:

  • Em primeiro lugar, entre no site da Receita Federal, na área de empresas;
  • Selecione a opção “cadastros” e depois clique em “CNPJ”;
  • Em seguida, escolha a opção “Consultar Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral no CNPJ”;
  • Localize a opção de atendimento pela Internet e selecione ela;
  • Por fim, basta digitar o número de CNPJ da empresa em questão e pronto. Feito isso você terá acesso a todos os dados vinculados ao CNPJ da empresa, incluindo informações sobre os donos.

6. Uma pessoa física consegue consultar CPF pelo nome?

Por questões de segurança, uma pessoa física não pode consultar o CPF pelo nome completo de outra pessoa. Sendo assim, só é possível consultar o CPF por meio da Receita Federal ou empresas que tem convênio com birôs de crédito, que permitem fazer essa pesquisa.

Essa opção é exclusivamente para as empresas, pois assim podem fazer uma análise de crédito, porém, não é permitido repassar quaisquer tipo de informações para terceiros. Ou seja, não há como uma pessoa física consultar o CPF de outra apenas com o nome.

Conclusão

Conclusão

Em suma, agora você já sabe como descobrir o CPF pelo RG, basta olhar em sua própria identidade ou consultar na Receita Federal. Sem dúvida, para fazer isso é bem simples e rápido, mas não há como consultar o CPF de outra pessoa.

Sendo assim, o que você achou desse conteúdo? Foi útil para você? Ainda possui alguma dúvida a respeito? Então, não esqueça de deixar o seu comentário!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.