Dicas

Como baixar carteira de trabalho digital e cadastrar?

Como baixar carteira de trabalho digital e cadastrar?

Se você não sabe como baixar carteira de trabalho digital, então esse conteúdo é ideal para você! Afinal, a carteira de trabalho é importante para todos os trabalhadores que são contratados de acordo com a CLT.

O que muitos não sabem, porém, é que hoje em dia é possível baixar a carteira de trabalho em seu próprio celular! Caso você tenha ficado interessado para saber como fazer isso, então basta continuar lendo esse conteúdo!

Como Baixar Carteira de Trabalho Digital?

Como Baixar Carteira de Trabalho Digital

A Carteira de Trabalho e Previdência Social, popularmente conhecidas como CTPS é, de forma básica, uma espécie de documento que serve para registrar a vida de um trabalhador. Além disso, também garante ao empregado os seus direitos trabalhistas previstos em lei.

Sendo assim, todos os trabalhadores formais, ou seja, aqueles que foram contratados seguindo o regime da CLT (Consolidação das Leis de Trabalho), são obrigados a ter uma carteira de trabalho.

Afinal, é por meio dessa carteira de trabalho que é feito o registro do empregador. A carteira de trabalho sempre foi emitida em seu formato físico, mas atualmente, existe a alternativa no formato digital.

Muito mais prática e simples, a versão digital da carteira de trabalho funciona através de um aplicativo. Esse app surgiu por volta de 2017 e, desde 2019, tornou-se um substituto do documento físico.

Como dito antes, esse formato é bem mais prático, pois não é necessário que o empregador anote na carteira de trabalho. Tudo o que precisa, é que o trabalhador informe o número de seu CPF durante a contratação.

Assim como todos os contratos de trabalhos, os novos e já existentes, e também todos os dados sobre as férias e salários são feitas eletronicamente. O trabalhador pode, inclusive, acompanhar todos esses dados através do app.

1. Baixe a carteira de trabalho digital:

Para fazer uma carteira de trabalho digital é preciso apenas ter um CPF. Mesmo que a pessoa não tenha o formato físico do documento, ainda assim poderá fazer a sua versão digital, segundo a própria Secretaria Especial de Previdência.

Para fazer isso, basta apenas fazer o seu cadastro no sistema do governo e seguir alguns passos bem simples:

  • Em primeiro lugar, faça o download do app Carteira de Trabalho Digital;
  • Então, coloque o seu login no Portal do Governo;
  • Por fim, insira o seu CPF e senha.

Feito isso, você já poderá ter acesso a sua carteira de trabalho. Além disso, você também poderá baixá-la dentro do app, desse modo você tem acesso a ela mesmo que não tenha Internet, o que é bem útil.

2. Cadastre-se no site do Governo:

Foi em 2017 que o app da Carteira de Trabalho Digital começou a ser usado, mas foi somente dois anos depois que o seu uso foi, finalmente, oficializado. Em outras palavras, a partir de então, a carteira digital pode ser usada para substituir a física.

O app funciona ao aliar uma série de bases de dados do governo junto com informações enviadas pelo empregador através do sistema eSocial. Isso inclui diversas informações essenciais na contratação, como por exemplo:

  • Dados do contrato de trabalho;
  • Décimo terceiro;
  • Anotações de férias;
  • Entre outros.

3. Faça o download do app:

Usuários do sistema Android e iOS podem fazer o download do app, porém, também é possível acessá-la usando apenas a Internet. Caso você ainda não tenha um cadastro no portal do governo, então saiba que é preciso fazê-lo para fazer a carreira digital.

  • Para isso, acesse o site do governo e selecione a opção “crie a sua conta”;
  • Em seguida, basta preencher todos os campos solicitados com as suas informações;
  • Escolha uma maneira de ativação da conta, por e-mail ou SMS;
  • Verifique a mensagem ou e-mail que recebeu para criar a sua senha e ativar a conta.

Caso não tenha conseguido gerar sua senha através da internet, então outra opção é ir até algum caixa eletrônico da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil. Após ter criado a sua conta, então é só baixar o app e fazer o seu login.

Feito tudo isso, você poderá conferir todos os dados básicos referentes aos seus vínculos empregatícios. No entanto, você deverá confirmar a sua identidade com algumas informações sobre os seus contratos, tais como:

  • Ano do último contrato;
  • Nome do último empregador;
  • Se recebeu benefícios do INSS nos últimos cinco anos;
  • Entre outros dados.

É importante que você informe todos os dados de forma correta, caso contrário o seu cadastro será bloqueado. Mas, se conseguiu confirmar tudo direitinho, então o seu CPF torna-se o número da sua carteira de trabalho.

4. Veja quais são os benefícios da carteira de trabalho digital:

Como você já sabe, a carteira de trabalho é um documento essencial para todos os trabalhadores que irão prestar algum tipo de serviço. Seja em comércios, indústrias ou em qualquer outro local, esse registro é obrigatório.

Com o intuito de modernizar e facilitar o acesso à essas informações do trabalhador, o Ministério da Economia implementou essa Carteira de Trabalho. Agora a carteira de trabalho física já pode ser substituída pela digital.

Para acessar esse documento, qualquer um pode baixa-lo grátis na loja de apps do seu celular, ou acessar pela Internet. Então é só usar o seu login cadastrado no site acesso.gov.br para entrar no app.

Não há dúvidas de que a Carteira de Trabalho Digital oferece uma série de benefícios aos usuários, agilizando a solicitação do ciumento, além de facilitar o acesso às suas informações de qualificação civil e de contratos de trabalho.

O principal objetivo do app é facilitar o dia a dia dos trabalhadores, pois desse modo eles terão sempre por perto a sua carteira de trabalho, caso precise. Assim como todas as suas experiências formais vão constar no app

Conclusão

Conclusão

Viu só como é fácil baixar a Carteira de Trabalho Digital? Seguindo todos os passos citados nesse conteúdo, não tem erro! Lembre-se de que você deve possuir um cadastro no site do governo, caso ainda não tiver, é só fazer um.

Por fim, o que achou desse conteúdo? Foi útil para você? Ainda possui alguma dúvida a respeito? Gostaria de compartilhar a sua opinião? Deixe então um comentário!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.