Aplicativos Tecnologia

O que é assinatura eletrônica da Caixa e como fazer uma?

O que é assinatura eletrônica da Caixa e como fazer uma?

A assinatura eletrônica da Caixa é essencial para realizar pagamentos e outras ações através do Internet Banking, seja no computador ou até mesmo do celular. De forma básica, funciona como uma senha que você irá usar para fazer essas transações.

Sendo assim, caso queira saber um pouco mais sobre assinatura eletrônica e como pode cadastrar uma, então basta continuar lendo esse conteúdo!

Assinatura Eletrônica da Caixa: O Que É?

Assinatura Eletrônica da Caixa O Que É

Como dito antes, a assinatura eletrônica funciona como uma espécie de senha, onde você sempre deve utiliza-la para realizar pagamentos, transferências e outros tipos de transações. Portanto, esse passo é o seguinte após o seu nome de usuário e senha internet.

Ou seja, essa assinatura é essencial para que você possa autorizar qualquer tipo de transação bancária em sua conta. Com ela, você pode realizar todos os tipos de serviço em seu banco através da internet ou app.

Mas, antes de começar a funcionar, é preciso fazer o cadastro da sua assinatura. Confira a seguir um passo a passo bem simples e prático para você entender melhor como funciona esse processo!

1. Cadastre a sua assinatura eletrônica pelo app:

Agora que você já sabe o que é uma assinatura eletrônica e qual é a sua função, está na hora de saber como cadastrá-la! Bem, há dois modos diferentes que você pode escolher para fazer o cadastro.

Sendo assim, uma das opções é cadastrar primeiro a sua assinatura eletrônica através do app e depois desbloqueá-lo no autoatendimento da Caixa Eletrônica. Veja como fazer isso logo abaixo:

  • Em primeiro lugar, acesse o seu app da Caixa ou entre no Internet Banking;
  • Insira o seu nome de usuário e senha;
  • Vá até o ícone “Senhas e Configurações”;
  • Toque na opção “Senhas e Acesso”;
  • Em seguida, selecione “Assinatura Eletrônica”;
  • Então, clique na conta e depois no botão “Cadastrar Assinatura”;
  • Leia e aceite os termos de uso;
  • Por fim, basta informar qual a sua assinatura eletrônica e confirmar.

2. Vá até um terminal de autoatendimento:

Após concluir esse processo, você deverá dirigir-se até um terminal de autoatendimento, levando o seu chip! Então, você deverá seguir esses passos: Outros Serviços > Senhas > Validações de Acessos > Desbloqueio de Assinatura Eletrônica.

Para finalizar, basta digitar o seu CPF e confirmar a operação. Após finalizar o processo, a sua assinatura eletrônica começará a funcionar e você já poderá realizar qualquer tipo de transação na sua conta da Caixa sem precisar sair de casa.

A outra opção para fazer o cadastro é indo direto no autoatendimento. Os autoatendimentos da Caixa Econômica são como terminais de caixas eletrônicos.

Caso prefira cadastrar direto em um deles, basta seguir os mesmos passos citados antes. Vá até um ponto de autoatendimento com o seu chip, e siga os passos para cadastrar a sua assinatura.

3. Vá até uma agência da Caixa, se não conseguir:

Se por acaso, o botão “Cadastrar Assinatura” não estiver funcionando, então você precisará ir até uma agência da Caixa. Solicite para algum atendente ou gerente excluir sua assinatura anterior.

Para quem não consegue se lembrar do nome de usuário, por padrão, o CPF é o login do usuário. Por outro lado, caso tenha esquecido da sua senha, saiba que é possível fazer o cadastro de uma nova.

Isso pode ser feito na página inicial dentro do próprio app. Vale mencionar que ao cadastrar uma nova senha, a sua anterior será desativada de modo automático.

4. Escolha qual o tipo de assinatura eletrônica

Muitas pessoas não sabem ainda, mas existem diferentes tipos de Assinatura Eletrônica, confira logo abaixo um pouco mais sobre cada uma!

  • Assinatura Eletrônica Simples: caso a sua conta tenha apenas um titular ou mais de um, porém, onde possam fazer qualquer tipo de transação. Então, a assinatura eletrônica é a mais simples, com apenas 6 dígitos numéricos;
  • Assinatura Eletrônica Múltipla: já a conta conjunta com, ao menos, duas pessoas que fazem transações, então a assinatura eletrônica ideal é a múltipla. Esse tipo conta com 8 caracteres alfanuméricos e é cadastrada pelo gerentes da sua conta. Além disso, ela só pode ser alterada através do app da Caixa por uma outra nova, qual apenas você possua conhecimento, na opção de Senhas e Configurações. Se o seu cartão da Caixa tiver a função de débito e crédito, então será preciso que você vá até uma das agências para obter uma Assinatura Eletrônica.

5. Cartão não possui chip

Quando o seu cartão não tem chip, é necessário pedir ao gerente de sua conta para fazer o cadastro provisório da assinatura eletrônica. Mas, esse cadastro expira dentro de 15 dias, então, altere por uma nova que apenas você saiba.

6. Assinatura eletrônica provisória expirou

Logo ao abrir a sua conta, você receberá uma assinatura eletrônica provisória que é válida por 15 dias, para você mudar no Internet Banking nesse prazo. Mas, se a sua assinatura tiver expirado e você não alterou, então será preciso solicitar outra.

7. Esqueci minha assinatura eletrônica

Como dito antes, caso você tenha esquecido da senha de sua assinatura eletrônica, então você deverá solicitar outra na mesma agência que abriu uma conta. Vale lembrar que o prazo máximo é de 15 dias para você alterar sua assinatura.

8. Assinatura eletrônica está bloqueada

Mas, se o problema for assinatura bloqueada, segundo a própria Caixa, há dois motivos que podem fazer com que ela seja bloqueada: segurança e erro de digitação por três vezes consecutivas.

Na primeira situação, tudo o que você precisa fazer é pedir para o gerente de sua conta uma assinatura eletrônica provisória. Mas, já no segundo caso, você deverá desbloquear da seguinte forma:

  • Vá até um terminal de autoatendimento;
  • Selecione a opção “Outros Serviços”;
  • Toque em “Senhas e Validações de Acessos”;
  • Por fim, selecione “Desbloqueio de Assinatura Eletrônica” e digite a sua senha correta.

Conclusão

Conclusão

Podemos concluir então, que uma assinatura eletrônica da Caixa é essencial para todos que têm uma conta na agência. Assim como, também é útil para quem deseja realizar qualquer tipo de transação direto no celular.

Por fim, o que você achou desse conteúdo? Foi útil para você? Ainda possui alguma dúvida a respeito? Então, deixe o seu comentário!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Este site usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em Política de Cookies e Privacidade.