4 dicas para acertar na hora de escolher o presente para seu filho

Se você está em busca de dicas para acertar na hora de escolher o presente ideal para o seu filho, este artigo é para você!
Procurar por uma loja de brinquedos que ofereça produtos de qualidade é algo que deve ser prioridade para os pais, mas saber como escolher a melhor opção de presente, também é algo que deve ser considerado.
Alguns pais dirão que seus filhos têm brinquedos demais – então, quando se trata de presentes de aniversário ou datas especiais, como você escolhe o certo, sem apenas aumentar a “bagunça”?
Para escolher um presente que realmente se destaca – e que resistirá ao teste do tempo – existem algumas questões que devem ser consideradas.
Por exemplo, é muito importante que você considere a idade da criança e o nível de desenvolvimento dela.
Você pode verificar o rótulo do brinquedo, já que a maioria deles vem com conselhos sobre a idade adequada para uso.
Além disso, você também deve usar o seu próprio julgamento. Não é porque o seu filho tem quatro anos, por exemplo, que ele esteja preparado para um determinado brinquedo.
Para te ajudar na missão de acertar na hora de escolher o presente para o seu filho, continue a leitura e confira mais algumas dicas que separamos!
Dicas para escolher o presente certo para seu filho
Aqui está a nossa lista com dicas que irão te ajudar a avaliar e escolher a melhor opção de presente para o seu filho – ou outra criança.
1. Em primeiro lugar, você não precisa comprar brinquedos caros
As crianças podem não compreender totalmente o valor desses brinquedos e podem desejar coisas maiores, melhores e mais caras a cada ano.
Em vez disso, ensine-os a valorizar cada brinquedo que receberem, independentemente de quanto eles custam. Lembre-se de que alguns dos melhores brinquedos não são necessariamente os mais caros.
Portanto, o pai não deve gastar uma pequena fortuna no brinquedo, apenas para ver a criança descartar o “indispensável” após cinco minutos de jogo.
Brinquedos envolventes simples e de alta qualidade que realmente celebram o poder do aprendizado através da brincadeira são ideais, como os brinquedos educativos.
Além disso, suas expectativas também são essenciais. Se você sempre dá presentes caros, eles esperam isso e não ficam satisfeitos com nada menos. Portanto, ensine-os a serem mais gratos e felizes com o que têm.
2. Tente não comprar em excesso
As lojas de brinquedos estão cheias de pais, avós, tias, tios e outros parentes em busca de bonecas, bolas e coisas semelhantes que eles acham que as crianças vão adorar.
Como resultado, muitas vezes acontece que há muitos presentes para as crianças. Eles estão definitivamente mais do que felizes e animados em ver essas toneladas de brinquedos só para eles.
Porém, quando há mais de um presente, quando há uma pilha de presentes, às crianças não se concentram no presente que acabaram de abrir.
Em vez disso, eles apenas passam direto para o próximo presente, e o próximo, sem avaliar o que receberam. Certamente você não quer que isso aconteça.
Portanto, tente não dar a eles mais do que dois presentes em um dia, mesmo que recebam um monte de pessoas diferentes. Espalhe a abertura dos presentes ao longo de alguns dias.
3. Escolha brinquedos adequados à idade
As crianças gostam de brinquedos que possam dominar e que sejam adequados para seu estágio específico de desenvolvimento.
Aqui estão algumas sugestões para os tipos de brinquedos dos quais as crianças mais se beneficiam, conforme eles passam por diferentes estágios:
- De 0 a 6 meses: chocalhos, brinquedos de cores vivas presos ao berço que giram acima do bebê enquanto uma suave canção de ninar toca ou tapetes de brincar interativos.
- 6-12 meses: móbiles, livros brilhantemente ilustrados feitos de tecido ou rígido, brinquedos flutuantes para a banheira, trenzinho, carrinhos de brinquedo, bonecas macias ou brinquedos de pelúcia.
- 1-2 anos: brinquedos de empurrar / puxar, blocos, bolas, brinquedos de caixa de areia, quebra-cabeças, instrumentos musicais, livros ilustrados, conjuntos de cozinha, etc.
- 2-3 anos: giz, bola, legos grandes ou blocos de madeira, quebra-cabeças, triciclo, livros, jogos, etc.
- 3-5 anos: livros, giz de cera, livros para colorir, massinha, bicicletas, conjuntos de desenho e pintura ou jogos de tabuleiro.
4. Sempre priorize a segurança da criança
Se o seu filho está na fase de colocar tudo na boca, os brinquedos não devem conter peças pequenas que representem perigo de asfixia. Partes menores, como olhos e botões, devem ser firmemente presas ao brinquedo.
Quando um brinquedo é preso a um barbante, o comprimento livre do barbante deve ser menor que 300 mm, para que o fio não seja um perigo de estrangulamento.
Também verifique se há arestas ou pontas afiadas que possam ferir seu filho. Além disso, os brinquedos devem ser feitos de materiais não tóxicos resistentes que não se quebrem facilmente.
O enchimento de brinquedos de pelúcia deve ser limpo e isento de objetos ou substâncias que possam fazer mal à criança.
Os brinquedos mais seguros são aqueles feitos de materiais naturais, como os brinquedos de madeira cada vez mais populares, especialmente adequados para crianças menores.
Últimas considerações
Escolher, de forma consciente, a melhor opção de presente para o seu filho não precisa ser um bicho de sete cabeças.
Coloque em prática as dicas que citamos acima e esse desafio provavelmente se tornará muito mais simples.
Esperamos que tenha gostado do conteúdo e que ele te ajude a escolher a melhor opção possível de brinquedo para o seu pequeno!
Seja o primeiro a comentar!